Messias passou por Alter do Chão (PA)

1

A minha primeira visita ao belo distrito de Alter do Chão, em Santarém, região sul do Estado do Pará, aconteceu em 2016. Trata-se do Caribe Brasileiro. Minha percepção é que a região faz jus à menção do jornal inglês The Guardian, que classificou o local como o ponto que abriga as mais bonitas praias de água doce do mundo.

Fiquei hospedado numa pousada a 200 metros da praia. Alter do Chão recebe muitos viajantes, em especial, estrangeiros. A melhor época do ano para desfrutar as praias é setembro até janeiro. Motivo: neste período nível da água está baixo, formando bonitas praias. O destaque é a praia Ilha do Amor. Existem diversas opções econômicas de restaurantes.

2

Foto: praia de Pindobal, em Belterra, no Estado do Pará

Minha dica cultural é fazer uma caminhada pela pequena orla, na região central. E, claro, conhecer os bares e restaurantes à noite, na praça central, em especial, no fim de semana. Vale frisar, que a região também será um bom intercâmbio cultural. Existem grandes navios, que ficam alguns dias na região com mais de 3 mil turistas estrangeiros, a maioria europeus.

Minha dica esportiva é fazer um passeio de barco por outras praias, por exemplo, Pindobal e Porto Novo, na cidade de Belterra. E, claro, aproveitem para assistir o lindo por do sol na região.

3

Foto: Messias conhece o Laguinho, ponto turístico de Belterra, no Estado do Pará.

William Messias é jornalista e estudante de psicologia. Seu blog Olhar do Messias é um convite para o internauta visitar todas as capitais do Brasil, cidades históricas e apreciar o ecoturismo, além de conhecer lugares exuberantes por meio de suas dicas culturais e esportivas.