Messias passou por Bahia

BAHIA 1

A minha primeira visita a capital do Estado da Bahia, a bela Salvador, aconteceu em 2010. Minha percepção é uma bela região, com a população muito receptiva. Porém, existe um grande contraste entre a riqueza e pobreza, por exemplo, residências simples e edifícios residências de alto padrão nas mesmas regiões. A situação do trânsito merece registro e alerta para os viajantes. De todas as capitais brasileiras, foi onde mais gastei dinheiro com táxi para locomoção. Motivo: o trânsito é caótico, muito lento, nos horários de picos, em especial, no fim de tarde.  O destaque positivo é a culinária baiana, em especial, o famoso Acarajé.

Fiquei hospedado no Catussaba Resort, no bairro de Itapuã, em Salvador. O local possui uma ótima infraestrutura para os viajantes, com acesso privativo à praia e quartos com varanda (Sim, estou fazendo propaganda. Não estou sendo remunerado por isso). Um fato inusitado: neste período, também estavam hospedados neste Resort os professores e estudantes da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.

Minha dica cultural é o Centro Histórico de Salvador. E, claro, o famoso Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo. Trata-se do público publico entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. Do alto de suas torres descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo. Também é interessante o centro administrativo do governo estadual por conta dos prédios das secretárias que são todos próximos, com uma arquitetura diferenciada.

339

Foto: imagem do Elevador Lacerda, em Salvador, na Bahia

Minha dica esportiva são as praias e muito caminhada pelo Centro Histórico de Salvador. E, claro, garanta sua foto com as baianas típicas com seus trajes da região.

BAHIA 2

Foto: Messias passeando pelo Centro Histórico de Salvador

William Messias é jornalista e estudante de psicologia. Seu blog Olhar do Messias é um convite para o internauta visitar todas as capitais do Brasil, cidades históricas e apreciar o ecoturismo, além de conhecer lugares exuberantes por meio de suas dicas culturais e esportivas.