Messias passou por Paraíba

PARAÍBA 1

A minha primeira visita a capital do Estado da Paraíba, a bela João Pessoa, aconteceu em 2014. Minha percepção é que falta mais divulgação desta região para os viajantes. A cidade é ofuscada no cenário do turismo por conta outras regiões nordestinas, com destaque na mídia, por exemplo, Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Fiquei hospedado no bairro de Manaíra, região nobre de João Pessoa. Trata-se de uma região tranquila e segura, próxima das praias da região. O destaque deste bairro é o Restaurante Mangai (Sim, estou fazendo propaganda. Não estou sendo remunerado por isso). Além da excelente culinária, o ambiente possui decoração regional e os garçons trabalham vestidos com roupas de cangaceiros. E, claro, recomendo saborear o “Sucavo de Cobra”. Com nome exótico, o suvaco de cobra, que não tem nada de cobra, é feito com carne de sol moída com milho e cebola. Trata-se de um prato da culinária paraibana.

Minha dica cultural é conhecer o Centro Histórico de João Pessoa, na região central. E, claro, assistir a apresentação do Bolero de Ravel, executado diariamente pelo músico Jurandy do Sax, próximo às margens do Rio Paraíba, no momento do por sol. É um dos espetáculos mais festejado, e consegue atrair atenção de muitos viajantes para esse local.

PARAÍBA 3

FOTO: Centro Histórico de João Pessoa, na Paraíba

Minha dica esportiva é conhecer as praias, de preferência num buggy. Vale a pena conferir a praia de Tambaba, na cidade de Conde, que fica a 30 km da capital João Pessoa. O local é conhecido principalmente pela área naturalista, sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal. E, claro, marquei presença no local. Merece registro também a quantidade de grupos familiares, até mesmo com crianças pequenas neste ambiente. Além de grupos de idosos, descontraídos, jogando cartas e domínio nos bares e restaurantes. Foi uma experiência positiva, e o naturalismo merece respeito.

PARAÍBA 2

FOTO: Por do Sol, na Praia do Jacaré, em João Pessoa, na Paraíba

William Messias é jornalista e estudante de psicologia. Seu blog Olhar do Messias é um convite para o internauta visitar todas as capitais do Brasil, cidades históricas e apreciar o ecoturismo, além de conhecer lugares exuberantes por meio de suas dicas culturais e esportivas.