Messias passou por Paraty (RJ)

PARATY

A minha primeira visita a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, aconteceu em 2010.  Minha percepção é de um local muito frequentado por turistas, em especial, da Europa. Minha presença já foi mais constante nesta cidade.

Costumo ficar hospedado na região central, de Paraty. O Centro Histórico de Paraty é pequeno. O ambiente proporciona ao viajante um bom intercâmbio cultural. Certa vez, participei de um jantar com dez viajantes, cada pessoa era de um país distinto.

PARATY 2

FOTO: Messias conhecendo as ilhas de Paraty, no Rio de Janeiro

Minha dica cultural é a Festa Literária Internacional de Paraty, a famosa FLIP. Nesta época, sugiro ao viajante fazer sua reserva nos hotéis da região com semanas de antecedência. O Carnaval também merece registro.

Minha dica esportiva é a locação de barco, caso esteja em grupo para conhecer as ilhas da região. Existem locais fascinantes. Também é possível embarcar no Cais. Porém, são barcos maiores que levam diversos viajantes. E, claro, conheça a Praia de Trindade, no Distrito de Trindade, em Paraty. Trata-se de uma bela região. Sugiro chegar ao local de ônibus municipal. Motivo: é muito perigoso subir e descer a serra. Muitos carros sofrem acidentes.

PARATY 3

FOTO: Messias conhecendo as praias de Paraty, no Rio de Janeiro

William Messias é jornalista e estudante de psicologia. Seu blog Olhar do Messias é um convite para o internauta visitar todas as capitais do Brasil, cidades históricas e apreciar o ecoturismo, além de conhecer lugares exuberantes por meio de suas dicas culturais e esportivas.