Messias passou por Rondônia

A minha primeira visita a capital do Estado de Rondônia, a bela Porto Velho, aconteceu em 2021. Minha percepção: é a capital brasileira de menos evidência, por exemplo, nos meios de comunicação. Porém, reserva boas atrações culturais e contato com a natureza, em especial, o deslumbrante Rio Madeira, um dos maiores e mais importantes do Brasil.

Fiquei hospedado na região central, próximo do antigo Palácio do Governo e Mercado Cultural. Chamou minha atenção: as altas temperaturas, que podem atingir até 40 graus. A melhor época para conhecer Porto Velho é no período seco, de junho a setembro. Dizem por aí, que as construções de duas grandes hidrelétricas (Santo Antônio e Jirau), vem impulsionando o polo de turismo de negócios na região.

Minha dica cultural é a região central, que contém: Praças das Três Caixas D’Água, conhecida como as “Três Marias – local que reúne as três caixas d’água que foram trazidas dos Estados Unidos, em 1912, e eram responsáveis pelo abastecimento da cidade e foram desativadas, em 1950. Mercado Cultural – local de palco de apresentações artísticas no início da noite, além do cardápio variado, inclusive, de tapiocas. Mercado Central – local de comidas, temperos e produtos artesanais. Museu Ferroviário Madeira-Mamoré – local que reúne peças e objetos que fazem parte da história da ferrovia, conhecia como “Ferrovia do Diabo”, construída no século XX, para o escoamento da borracha boliviana e brasileira da Floresta Amazônica, além de outras mercadorias, para exportação, que teria custado a vida de muitos trabalhadores. Porém, estava fechada para reforma durante minha passagem na região. Merece registro também a arquitetura do imponente Palácio do Rio Madeira – atual sede administrativa do governo de Rondônia.

FOTO: Mercado Cultural.

Minha dica esportiva é o contato com a natureza, em especial, o passeio de barco pelo Rio Madeira. Porém, é realizado apenas no fim de semana. Caso tenha um grupo de viajantes, é possível negociar um passeio particular durante a semana – foi o que aconteceu com este viajante, diante de outros viajantes que estavam no local em busca desta programação.

FOTO: Messias passeia de barco por Rio Madeira.

William Messias é jornalista e psicólogo.