Messias passou por Salesópolis (SP)

4

A minha primeira visita a Salesópolis, no Estado de São Paulo, aconteceu no período do colégio. Trata-se da cidade onde nasce o famoso Rio Tietê, conhecido pelos paulistas. Destaco uma das visitas mais recentes: janeiro de 2019. Minha percepção é de uma bela região, com florestas, cachoeiras e restaurantes com boas refeições. Também é possível fazer trilhas. E, claro, é um ótimo refúgio de fim de semana para os moradores de São Paulo, regiões do ABC, Vale do Paraíba e Alto do Tietê que procuram tranquilidade.

Minha dica cultural é conhecer a nascente do Rio Tietê. No local, conhecerá a história do rio mais famoso do estado paulista. Durante a semana, o espaço recebe muitas visitas de excursões escolares. A pequena usina hidrelétrica, conhecida como Museu da Energia, também merece visita dos viajantes.

3

FOTO: Messias visita a nascente do Rio Tietê, em 2014.

Minha dica esportiva é a trilha no Parque Estadual da Serra do Mar. Fiz o trajeto de 11km de caminhada (ida e volta) até a Cachoeira Poço Bonito. O passeio é gratuito, acompanhado por funcionários do parque (guia e uma equipe de segurança). A saída é uma vez por dia, às 9h da manhã, para todos os viajantes que se encontrarem na entrada do parque. Já a Cachoeira do Guardião envolve apenas 4km de caminhada (ida e volta), com saídas duas vezes ao dia, às 9h e às 13h.

1

FOTO: Messias medita na Cachoeira Poço Bonito, em 2019.

William Messias é jornalista e estudante de psicologia. Seu blog Olhar do Messias é um convite para o internauta visitar todas as capitais do Brasil, cidades históricas e apreciar o ecoturismo, além de conhecer lugares exuberantes por meio de suas dicas culturais e esportivas.