Messias passou por Vila Velha e Guarapari (ES)

A minha primeira visita às cidades de Vila Velha e Guarapari, no estado do Espírito Santo, aconteceu em março de 2018. Minha percepção é de um local muito frequentado por turistas, em detrimento as poucas opções da capital do estado capixaba, Vitória.

A minha dica cultural é o Museu Vale, de propriedade da empresa mineradora Vale. O visitante conhecerá sobre a história da mineração no Brasil e da companhia, antes conhecida como Vale do Rio Doce. E, claro, uma visita ao Convento da Penha, localizado no ponto mais alto de Vila Velha. Recomendo subir de carro parte do trajeto, que será compensando por diversas paisagens exuberantes, por exemplo, a ponte que faz a ligação das cidades de Vitória e Vila Velha, cartão postal do estado capixaba. Já dica esportiva é uma caminhada ou passeio de bicicletas pelas orlas da Praia da Costa, Itapoã, entre outras.

MUSEU VALE

FOTO: Messias visitando Museu Vale.

Em Guarapari, fiquei na praia de Setiba. Trata-se de uma região calma, com poucas ondas e poucos estabelecimentos comerciais. É uma boa opção para passeios com familiares, com crianças pequenas. Porém, tenho que deixar registrado uma crítica aos estabelecimentos que obrigam o pagamento de 10% no valor final da conta do cliente alegando que faz parte dos serviços disponíveis, por exemplo, WI FI, chuveiro, cadeira e guarda-sol. A cidade concentra muitas praias, sendo o principal destino dos turistas no estado.

GUARAPARI

FOTO: Praia de Setiba, em Guarapari.

William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.