Messias passou por Bahia

A minha primeira visita à capital do estado da Bahia, a bela Salvador, aconteceu em 2010. Minha percepção é de ser uma bela região e a população é muito receptiva. Porém, existe um grande contraste entre a riqueza e pobreza, como residências simples e edifícios residências de alto padrão nas mesmas regiões. A situação do trânsito merece registro e alerta para os viajantes. De todas as capitais brasileiras, foi onde mais gastei dinheiro com táxi para locomoção. Motivo: o trânsito é caótico, muito lento nos horários de picos, em especial, no fim de tarde. O destaque positivo é a culinária baiana, em especial, o famoso Acarajé.

Durante a visita fiquei hospedado no Catussaba Resort, no bairro de Itapuã, em Salvador. O local possui uma ótima infraestrutura para os viajantes, com acesso privativo à praia e quartos com varanda (sim, estou fazendo propaganda, e não, não estou sendo remunerado por isso). Um fato inusitado: neste período, também estavam hospedados neste Resort alguns professores e estudantes da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.

Com isso, minha dica cultural é o Centro Histórico de Salvador. E claro, o famoso Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo. Trata-se do transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. Do alto de suas torres descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo. Também é interessante o centro administrativo do governo estadual, por conta dos prédios das secretarias, que são todos próximos, com uma arquitetura diferenciada.

339

Foto: Elevador Lacerda, em Salvador, Bahia.

Por fim, minha dica esportiva são as praias e muita caminhada pelo Centro Histórico de Salvador. E, claro, garanta sua foto com as baianas típicas com seus trajes da região.

BAHIA 2

Foto: Messias passeando pelo Centro Histórico de Salvador.

William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.