A minha primeira visita a Nobres, no estado do Mato Grosso, aconteceu em 2013. Trata-se de uma região brasileira que vem recebendo muitos viajantes nos últimos anos, por conta de suas belezas naturais.
Inicialmente, meu ponto de partida foi a cidade de Cuiabá. O percurso da capital mato-grossense até Nobres, leva mais de duas horas de viagem, de carro. A cidade é pequena e abriga poucas pousadas. Entretanto, a flutuação em águas cristalinas é sua principal atração.
Além disso, minha dica cultural é uma conversa com os moradores da região, para conhecer a história de Nobres. Existem rios e lagos, dentro de algumas propriedades particulares. Alguns proprietários são muito simples, e cobram a entrada dos viajantes para se banharem em seus quintais de águas cristalinas.
FOTO: Messias conhecendo as águas cristalinas, de Nobres, no estado do Mato Grosso.
Por fim, minha dica esportiva são os mergulhos entre os peixes, nos rios transparentes e nas piscinas naturais. Como também, trilhas na mata, pois muitas delas levam os viajantes até cachoeiras e paisagens deslumbrantes.
Contudo, sugiro atenção aos pacotes turísticos da região, pois são diversos os valores oferecidos pelas pousadas.
FOTO: rio de águas cristalinas, em Nobres (MT). Turistas praticam flutuação no local.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.