A minha primeira visita à Ilha Grande, região de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, aconteceu em 2015. Minha percepção é de uma bela região, com belas praias e muito frequentada por viajantes estrangeiros. Também, é possível fazer trilhas em volta de toda a ilha, com duração prevista de sete dias. Para esse tipo de aventura, a sugestão é que seja feita em grupos.
Em primeiro lugar, fiquei hospedado em uma pousada próxima da região central da Ilha Grande. Para chegar neste destino, é necessário que o viajante contrate o serviço de uma balsa em Angra dos Reis. A duração do percurso é cerca de 30 minutos. Uma curiosidade é que em Ilha Grande não circulam veículos. Sim, o local é um pequeno paraíso no Brasil. E, claro, a tranquilidade do ambiente e a qualidade do ar neste local são os destaques.
Além disso, minha dica cultural é conhecer a região central, com sua Igreja Matriz.
FOTO: trecho da Ilha Grande, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
Por fim, minha dica esportiva é contratar o passeio de barco, para conhecer as belas praias que cercam a Ilha Grande. E, claro, aproveitar as belezas naturais da Lagoa Azul, para muitos mergulhos.
FOTO: Messias conhecendo a Lago Azul, na Ilha Grande.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.