A minha primeira visita à capital do estado de Alagoas, a bela Maceió, aconteceu em 2014. Minha percepção é de uma bela cidade, na orla das praias. Porém, muitos viajantes chegam à região com receio da insegurança do local, disseminada nos meios de comunicação e comentários de outros viajantes.
Durante minha estadia, fiquei hospedado no bairro de Ponte Verde, região nobre de Maceió. É possível fazer caminhada à noite, com segurança, na orla das praias. De acordo com as minhas fontes, a atribuição ao alto índice de violência na região seria por conta da periferia, com assunto comum a outros centros urbanos brasileiros.
Sendo assim, minha dica cultural é o Centro Histórico de Maceió. É pequeno, mas mescla com a história do Brasil.
Foto: bairro de Ponta Verde, em Maceió, no Estado de Alagoas.
Por fim, minha dica esportiva são as praias da região Sul e Norte do estado de Alagoas. Os pacotes de passeio são baratos, feitos por micro-ônibus, que buscam os viajantes nos hotéis. Sugiro conhecer a Praia do Gunga, na cidade de Roteiro. Para chegar nesta praia, é preciso passar por uma propriedade rural privada. Outro destaque é a cidade de São Miguel dos Milagres e Porto da Pedra, os locais possuem belas praias, com uma natureza selvagem e pouco explorada por viajantes. Existem poucas opções de restaurantes nestes destinos.
FOTO: imagem da Praia do Gunga, em Roteiro, no Estado de Alagoas.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.