A minha primeira visita a Chapada dos Guimarães, localizada no estado do Mato Grosso, aconteceu em 2013. Trata-se de uma região com muitas montanhas e belas cachoeiras.
Meu ponto de partida foi a cidade de Cuiabá. O percurso da capital mato-grossense até a bela Chapada dos Guimarães leva pouco mais de uma hora de viagem, de carro. Antes, a região era considerada o maior município do mundo, por conta da sua extensão geográfica. O local deu origem a diversas cidades no estado do Mato Grosso.
Com isso, minha dica cultural é o Centro Histórico da Chapada dos Guimarães, em especial, a Igreja Matriz. Na região central existem bares e restaurantes, com muitos turistas.
FOTO: Igreja Matriz, na Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso.
Por fim, minha dica esportiva são as cachoeiras. E claro, as montanhas da região, pois transmitem a sensação de tranquilidade e ar puro aos viajantes. Vale frisar também, que o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é caraterizado por cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado, a vegetação predominante na cidade. Porém, sugiro atenção aos pacotes turísticos da região, pois são diversos os valores oferecidos pelas pousadas.
FOTO: Messias apreciando a paisagem do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.