A minha primeira visita ao belo Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins, aconteceu em 2021. Trata-se de uma unidade de conservação e proteção integral à natureza. O território do parque está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins e é considerado a principal atração turística do estado tocantinense.
Primeiramente, quem viajar para o Jalapão, encontrará rios, fervedouros, cânions, cachoeiras, dunas, e uma fauna rica em diversidade. A temperatura média na região é de 30°C. O recomendado é que façam apenas quatro dias de viagem e hospedem-se em uma pousada por noite, dentre as tantas presentes nos municípios que englobam o Parque Estadual.
É preciso atenção na hora de contratar os serviços de guia turístico e veículos para os trajetos, especialmente, para o tipo de automóvel. No meu caso, o translado no dia a dia aconteceu numa Mitsubishi Pajero, por conta das estradas do Parque Estadual. Além disso, a agência busca o viajante na capital Palmas, ponto de partida da aventura.
Por fim, o acesso aos parques do Jalapão é pago. Mas, uma boa agência de viagem terá incluso em seu pacote tanto as alimentações (almoço e janta) quanto estada na pousada e acessos aos parques. No entanto, a única preocupação do viajante nesse período, será com a qualidade das belas paisagens que tentará fotografar, para eternizar esses momentos.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.