A minha primeira visita ao belo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, aconteceu em 2022. A região é conhecida pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca, e pelas lagoas sazonais de água da chuva. Com isso, a melhor época para que o viajante deslumbre-as é entre junho e setembro.
É uma das mais belas paisagens que já conheci no território brasileiro. De acordo com os guias turísticos locais, existem 32 mil lagoas nos Lençóis Maranhenses. Sim, isso mesmo que você leu: 32 mil lagoas.
O município de Barreirinhas é a principal porta de entrada para o parque. Fiquei hospedado na região central de Barreirinhas e contratei os serviços locais para descolamento até a Lagoa Azul e Lagoa Bonita, as duas maiores lagoas.
É possível chegar até Barreirinhas por meio de ônibus rodoviário que sai da capital São Luís. O percurso da viagem tem duração média de 5 horas. Embora a cidade seja pequena, à noite é possível apreciar os poucos e bons restaurantes na Avenida Beira Rio, com um simpático calçadão com mesas na orla.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.