A minha primeira visita a cidade de Pirenópolis, no estado de Goiás, aconteceu em 2016. Minha percepção é de uma região histórica que tem diversas opções turísticas para os viajantes. Além de turistas estrangeiros, o local é muito frequentado no fim de semana por moradores de Goiânia, capital do estado goiano e também por Brasília, no Distrito Federal.
Fiquei hospedado próximo do Centro Histórico de Pirenópolis. Contudo, merecem destaque a tranquilidade local e sua culinária peculiar.
Minha dica cultural é o Centro Histórico de Pirenópolis e as fazendas imperiais dos tempos do Brasil Colônia. Algumas são abertas para o público. Pagando uma pequena taxa de entrada, os viajantes podem desfrutar das belas cachoeiras desses locais particulares.
FOTO: Reserva do Abade, em Pirenópolis, no estado de Goiás.
E, por fim, minha dica esportiva é que conheçam o Pico dos Pireneus, onde diversos viajantes conferem o pôr do sol. E claro, a Reserva do Abade. Trata-se de uma fazenda com puro cerrado preservado e uma belíssima cachoeira de 20 metros de queda d’ água. Destaco também a extensa trilha no local.
FOTO: Messias no Pico dos Pireneus, em Pirenópolis, conferindo o pôr do sol.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.