Messias passou por Salesópolis (SP)

A minha primeira visita a Salesópolis, no estado de São Paulo, aconteceu no período do colégio. Trata-se da cidade onde nasce o famoso Rio Tietê, conhecido pelos paulistas. Dito isso, destaco uma das visitas mais recentes: janeiro de 2019. Minha percepção é de uma bela região, com florestas, cachoeiras e restaurantes com boas refeições. Também é possível fazer trilhas no local. E, claro, é um ótimo refúgio de fim de semana para os moradores de São Paulo, regiões do ABC, Vale do Paraíba e Alto do Tietê, que procuram tranquilidade.

Por isso, minha dica cultural é que conheça a nascente do Rio Tietê. No local, conhecerá a história do rio mais famoso do estado paulista. Durante a semana, o espaço recebe muitas visitas de excursões escolares. Também, a pequena usina hidrelétrica, conhecida como Museu da Energia, merece a visita dos viajantes.

3

FOTO: Messias visita a nascente do Rio Tietê, em 2014.

Por fim, minha dica esportiva é a trilha no Parque Estadual da Serra do Mar. Fiz o trajeto de 11 km de caminhada (ida e volta) até a Cachoeira Poço Bonito. Além disso, o passeio é gratuito e acompanhado por funcionários do parque (guia e uma equipe de segurança). A saída é uma vez por dia, às 9h da manhã, para todos os viajantes que se encontrarem na entrada do parque. Já a Cachoeira do Guardião envolve apenas 4 km de caminhada (ida e volta) e conta com saídas duas vezes ao dia, às 9h e às 13h.

1

FOTO: Messias medita na Cachoeira Poço Bonito, em 2019.

William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.