A minha primeira visita à capital do estado do Tocantins, a bela Palmas, aconteceu em 2021. Minha percepção é de ser uma das melhores capitais da região Norte, do Brasil. O destaque é a limpeza das vias públicas, as ruas e avenidas largas, além de diversas rotatórias. Trata-se da capital mais jovem do Brasil, com 31 anos de idade.
Durante a visita fiquei hospedado na região central, próximo do Palácio Araguaia, sede do governo tocantinense. As altas temperaturas, que podem atingir até 40 graus, foi uma das situações que mais me chamou a atenção. A melhor época para conhecer Palmas é fora do período seco, entre julho a setembro. Dizem por aí que a cidade é o ponto de partida para os viajantes conhecerem outros pontos deslumbrantes do estado, como o Jalapão.
Com isso, minha dica cultural é a sede administrativa, do Governo do Estado do Tocantins. Isso pois o local inclui o Palácio do Araguaia, além de algumas secretarias. A sede do Poder Executivo Estadual foi construída em tempo recorde: 13 meses. Sua inauguração foi em 9 de março de 1991. Trata-se de um espaço público amplo, que serve também para a caminhada. É importante registrar o requintado Shopping Capim Dourado. Um dos corredores dos banheiros do estabelecimento comercial traz fotografias que remetem à história da construção do estado, além da chegada dos primeiros habitantes em Palmas.
Por fim, minha dica esportiva é a orla da Praia da Graciosa, com vista para o Rio Tocantins, muito utilizada para a realização de eventos culturais, lazer, esportivos e náuticos. Além disso, o local dispõe de uma extensa orla com boa estrutura, banheiros, quadro de esportes, parques infantis e marina. Tem também a oferta de serviços de bares e restaurantes, que iniciam as atividades no fim de tarde.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.