A minha primeira visita à capital do estado do Rio Grande do Sul, a bela cidade de Porto Alegre, aconteceu em 2010. Minha percepção é que a região central é parecida com o centro da cidade de São Paulo. Trata-se de uma grande metrópole, com sua população em constante movimento, com seu trânsito e grandes viadutos.
Fiquei hospedado em Higienópolis, bairro nobre de Porto Alegre. É uma região tranquila, segura e arborizada. Também é fácil o acesso de carro para a região central. O destaque é a infraestrutura local, com supermercados, bares e pontos de táxi.
Além disso, minha dica cultural é o Centro Cultural Usina do Gasômetro, um dos espaços culturais mais importantes da região. Vale a pena conhecer o Cais do Porto e o Rio Guaíba.
Foto: Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Já minha dica esportiva é conhecer os estádios de futebol dos dois principais times do estado gaúcho: Grêmio e Internacional. Fui bem recepcionado em ambos os ambientes, com monitoria exclusiva. Sugiro também conhecer o belo Jardim Botânico. E claro, o Museu de Ciências Naturais.
Foto: Messias conhecendo o Cais do Porto, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.