A minha primeira visita ao belo distrito de Alter do Chão, em Santarém, região Sul do estado do Pará, aconteceu em 2016. Trata-se do Caribe Brasileiro. Minha percepção é que a região faz jus à menção do jornal inglês The Guardian, que classificou o local como o ponto que abriga as mais bonitas praias de água doce do mundo.
Fiquei hospedado em uma pousada a 200 metros da praia. Alter do Chão recebe muitos viajantes, em especial, estrangeiros. A melhor época do ano para desfrutar as praias é de setembro a janeiro. Porque, é nesse período que o nível da água está baixo, formando bonitas praias. O destaque é a praia Ilha do Amor. Também, existem diversas opções econômicas de restaurantes.
Foto: praia de Pindobal, em Belterra, no estado do Pará.
Minha dica cultural é fazer uma caminhada pela pequena orla, na região central. E claro, conhecer os bares e restaurantes à noite, na praça central, em especial, no fim de semana. Vale frisar, que a região também será um bom intercâmbio cultural. Existem grandes navios, que ficam alguns dias na região, com mais de 3 mil turistas estrangeiros, sendo a maioria europeus.
Minha dica esportiva é que façam um passeio de barco por outras praias, por exemplo, por Pindobal e Porto Novo, na cidade de Belterra. E, claro, aproveitem para assistir o lindo pôr do sol na região.
Foto: Messias conhecendo o Laguinho, ponto turístico de Belterra, no estado do Pará.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.