Messias passou por Cânions do São Francisco (AL/SE)

A minha primeira visita aos Cânions do São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe, aconteceu em 2014. Trata-se de uma das mais belas regiões do Brasil.

Meu ponto de partida foi a cidade de Aracaju, no Sergipe. Foram mais de três horas de viagem até chegar à cidade de Canindé, agreste sergipano. Neste local, existem os passeios de escuna e catamarã pelo Rio São Francisco.

Minha dica cultural é observar todo o percurso da viagem de Sergipe até Canindé, em especial, os imóveis. As estruturas residências são diferentes. E claro, aproveitem para conhecer a cidade de Piranhas, em Alagoas, onde o cangaceiro Lampião e sua turma costumavam montar seu acampamento.

2

FOTO: Messias tomando banho no Rio São Francisco.

Minha dica esportiva, contudo, é o mergulho nas águas verdes e cristalinas do Velho Chico. No local, existem também pequenos barquinhos que levam o viajante ao miolo dos cânions, onde as embarcações de maior porte não conseguem entrar.

3

FOTO: barqueiro conduzindo Messias por miolos dos Cânions do São Francisco.

William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.