Minha primeira visita às cidades de Ouro Preto e Mariana, no estado de Minas Gerais, aconteceu em 2014. Minha percepção é de ser um local muito frequentado por turistas estrangeiros, principalmente Ouro Preto. Também é possível notar que é constante a presença de profissionais das áreas de Jornalismo, História e Arquitetura, nessa região.
FOTO: região central de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Durante a visita, fiquei hospedado na região central de Ouro Preto. É, sem dúvidas, um dos locais mais fascinantes do território brasileiro. O viajante tem a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Brasil, por meio dos museus e das exposições. Destaco também as ladeiras de Ouro Preto. É preciso muita energia e saúde física para aguentar as longas subidas.
FOTO: região central de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Dito isso, minha dica cultural são as igrejas e museus de Ouro Preto. Além disso, cada caminhada feita e estabelecimento que o viajante conhecer será um intercâmbio cultural. Vale frisar também que a Cidade Histórica de Ouro Preto é considerada um Patrimônio Mundial da Unesco.
Por fim, minha dica esportiva é conhecer as cachoeiras da região. Existe uma cachoeira muito famosa, que fica dentro de uma gruta, em Ouro Preto. O local é muito frequentado por viajantes. Destaco também o passeio de trem Maria Fumaça, para a cidade de Mariana, vizinha de Ouro Preto, que ocorre no período matutino. O retorno é no fim de tarde. A bela Mariana merece um registro especial por conta de sua bela praça central e a tranquilidade que o viajante encontrará neste ambiente.
FOTO: praça central de Mariana, cidade vizinha de Ouro Preto, em Minas Gerais.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.