A minha primeira visita à capital do estado do Pará, a bela Belém, aconteceu em 2016. Minha percepção é de uma cidade movimentada, com muitos turistas e uma culinária local diferenciada. Com isso, destaco o Açaí, que é consumido durante as refeições, principalmente com peixe frito.
Durante minha visita, fiquei hospedado no bairro de Nazaré, em Belém, região nobre da cidade. Também é próximo do centro da cidade. A proximidade desse bairro elegante com o centro urbano fez recordar do bairro de Higienópolis, em São Paulo. Trata-se de uma região arborizada, com grandes edifícios residenciais.
Com isso, minha dica cultural é conhecer o famoso Mercado Ver-O-Peso. É um dos principais pontos turísticos de Belém, e é considerado como a maior feira ao ar livre da América Latina. Outro destaque é a Estação das Docas, em especial, à noite. O local é resultado do trabalho de restauração dos armazéns do porto da capital paraense. O complexo congrega diversos pontos de gastronomia, cultura, moda e eventos. E, claro, você terá uma bela visão para Baía do Guajará e a Ilha das Onças.
Foto: Messias saboreando o famoso Açaí na tigela, em Belém, capital do Pará.
Por fim, minha dica esportiva é conhecer o estádio do Mangueirão, no município de Ananindeua, próximo de Belém. Neste local acontece o maior clássico de futebol da região Norte do Brasil, o famoso RE X PA. É a partida de futebol envolvendo Remo x Paysandu, os dois maiores de time de futebol do estado do Pará. Outro destaque é o Parque Mangal das Garças, em Belém. Trata-se de um belo parque ecológico. As matas de várzea, os animais da região e mais de trezentas espécies de árvores nativas estão presentes neste ambiente. Além disso, a entrada é gratuita.
Foto: Messias conhecendo o Estádio Mangueirão.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.