A minha primeira visita à capital do Paraguai, a bela Assunção, aconteceu em maio de 2024. Minha percepção é de que é uma cidade que precisa de mais investimentos em sua infraestrutura, como a necessidade de um transporte público eficiente em vez dos ônibus precários que circulam pela cidade. Chamou minha atenção também a falta de pavimentação adequada das calçadas e bueiros abertos, até mesmo nos bairros da elite de Assunção. Positivamente, destacam-se dois shoppings centers: Shopping Del Sol e Paseo La Galeria. E, claro, a população é muito simpática.
Fiquei seis dias no Paraguai, mas apenas no primeiro dia fiquei hospedado na região Central. Optei por passar os demais dias em uma área considerada mais nobre e empresarial, que reúne também os melhores shoppings centers já citados. Vale frisar que é possível conhecer tranquilamente o país em três ou quatro dias. A região também carece de opções culturais e esportivas. Por fim, a vida noturna na região Central é marcada pela presença de policiais nas esquinas dos estabelecimentos, garantindo a segurança dos frequentadores.
No primeiro dia, hospedado na região Central e marcado pelo feriado do Dia do Trabalho, aproveitei a piscina do hotel diante da temperatura de 30 graus daquele dia. Também fiz amizade com um casal paraguaio, de Cidade do Leste. Eles explicaram que estavam na capital paraguaia para conferir o show de uma famosa cantora colombiana que aconteceria no dia seguinte, 2 de maio. Mais tarde, entendi que o hotel lotado abrigava até mesmo turistas da Bolívia, que estavam lá para prestigiar esse mesmo show. Porém, no dia seguinte, uma chuva muito forte provocou o cancelamento do show, que teve que ser remarcado para o dia posterior.
Minha dica cultural é conhecer a região Central, destacando suas edificações, como o Palácio de los López, sede do governo da República do Paraguai. Próximo à sede do governo, está o letreiro de Assunção, onde os turistas garantem boas fotos. Como dica esportiva, recomendo conhecer os estádios de futebol dos dois principais times paraguaios: Cerro Porteño e Olímpia. É importante registrar também a Avenida Costanera, localizada à beira do Rio Paraguai, que é um reduto para caminhadas esportivas da população local.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.