A minha primeira visita à cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, aconteceu em 2010. Minha percepção é de um local muito frequentado por turistas, em especial, vindos da Europa. Minha presença já foi mais constante nessa cidade.
Costumo ficar hospedado na região central, de Paraty. Seu centro histórico é pequeno. O ambiente proporciona ao viajante um bom intercâmbio cultural. Certa vez, participei de um jantar com dez viajantes e cada pessoa era de um país distinto.
FOTO: Messias conhecendo as ilhas de Paraty, no Rio de Janeiro.
Dito isso, minha dica cultural é a Festa Literária Internacional de Paraty, a famosa FLIP. Nesta época, sugiro ao viajante fazer sua reserva nos hotéis da região com semanas de antecedência. Além disso, o Carnaval também merece registro.
Por fim, minha dica esportiva é a locação de barco, principalmente se estiver viajando em grupo, pois assim conseguirá conhecer as ilhas da região. Existem locais fascinantes. Também é possível embarcar no Cais. Porém, são barcos maiores que levam diversos viajantes. E claro, conheça a Praia de Trindade, no Distrito de Trindade, em Paraty. Trata-se de uma bela região. Sugiro chegar ao local por ônibus municipal, porque é muito perigoso subir e descer a serra de carro.
FOTO: Messias conhecendo as praias de Paraty, no Rio de Janeiro.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.