Messias passou por Punta Del Este, no Uruguai

A minha primeira visita ao belo e luxuoso litoral de Punta Del Este, no departamento de Maldonado, no Uruguai, aconteceu em abril de 2024. Minha percepção faz jus ao noticiário, em especial à reportagem da Agência Bloomberg, a qual foi publicada em 08 de outubro do ano passado, no O Globo, relatando que os sinais dos novos moradores ricos estão por toda parte, especialmente durante os meses de verão. A região vem atraindo muitos moradores com melhores condições financeiras, incluindo americanos e europeus, além dos mexicanos e brasileiros atormentados em seus países com a possibilidade de sequestro e insegurança. O que se destaca é a qualidade de vida, em especial a tranquilidade e a sensação de segurança.

Fiquei hospedado na região Central, próximo de diversos estabelecimentos comerciais, principalmente de restaurantes, bares e mercados que geralmente funcionam até o horário da meia-noite local, e também de cassinos (para quem gosta de jogos de azar). Chamaram minha atenção os prédios de 20 andares, com um apartamento por andar, que ficam fechados durante todo o ano, apenas recebendo seus proprietários com familiares e amigos no verão, cada um devidamente instalado em seu apartamento. Mais distantes, bairros nobres também são os redutos das mansões de artistas e empresários.

Foto: ruas de Punta Del Este, no Uruguai.

Minha dica cultural é conhecer Casapueblo. Trata-se de uma edificação construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, que inclui hotel, museu, galeria de arte e cafeteria. O público se aglomera geralmente às 17h, com duração de quinze minutos, para acompanhar a Cerimônia do Pôr do Sol, com vista para o mar, ao som do poema gravado pelo artista falecido aos 90 anos de idade, em 2014.

Minha dica esportiva, além de uma bela caminhada pela Orla de Punta Del Este, é o próprio mar da região. Chamou minha atenção a temperatura, pois além de pouco salgada, achei a água também quase morna.

Foto: Messias na praia de Punta Del Este, no Uruguai.
Foto: Monumento Los Dedos, em Punta Del Este, no Uruguai.
Foto: Messias conhecendo a igreja de Nossa Senhora da Candelária, em Punta Del Este, no Uruguai.
Foto: Messias conhecendo Casapueblo.

William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.