A minha primeira visita a Brasília, no Distrito Federal, aconteceu em 2010. Minha percepção é de uma região muito organizada, separada por setores, a exemplo da rede hoteleira. Além disso, também percebi que é uma cidade com alto custo de vida.
Eu me hospedei em um belo hotel em Brasília, próximo do Congresso Nacional. Trata-se de umas das regiões mais caras do Brasil, seja nas diárias dos hotéis, seja na alimentação. Em contrapartida, um dos pontos positivos é o trânsito, por ser o melhor entre outras regiões do país, por exemplo, São Paulo e Salvador. Para os viajantes é importante a locomoção de táxi, pois as nomenclaturas dos endereços são diferentes de outras regiões brasileiras.
Com isso, minha dica cultural é que conheçam todas as obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. E, claro, o Palácio do Planalto, Palácio do Itamaraty, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.
Foto: Messias conhecendo o Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Por fim, minha dica esportiva é uma caminhada, de preferência no período matutino, por conta da alta temperatura nessa região do Centro-Oeste do Brasil. Você conhecerá pessoas muito bacanas e muitas histórias de vida, em especial, dos “candangos”, termo dados aos trabalhadores que imigravam à futura capital do Brasil para sua construção em 1956.
Foto: Palácio do Planalto, em Brasília.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.