Minha primeira visita às belas praias de Canoa Quebrada e Jericoacoara, no estado do Ceará, aconteceu em 2022. Minha percepção: além da capital Fortaleza, suas distintas localidades recebem visitas de muitos turistas que estão de passagem pelo estado cearense.
A uma distância de 163 km de Fortaleza, do lado leste e 12 km da sede do município de Aracati, à qual pertence, a praia de Canoa Quebrada tem como principal característica suas dunas e falésias avermelhadas, com até trinta metros acima do nível do mar. Em Fortaleza, especialmente nos hotéis, é possível contratar os serviços dos agentes de turismo, que oferecem aos hóspedes um passeio de ida e volta no mesmo dia até a região.
Já a praia de Jericoacoara faz parte do município de Jijoca de Jericoacoara (CE). Está localizada a 295 km de Fortaleza, do lado oeste. Em 1994, o jornal americano The Washington Post incluiu a região entre as 10 praias mais bonitas do planeta. Recomendo no mínimo dois dias de hospedagem aos viajantes que se hospedarem na Vila de Jericoacoara. Existem preços variados de estadia. Com isso, sugiro a pesquisa de valores. É importante registrar que os serviços de turismo ou ônibus rodoviário saindo da capital Fortaleza levam o viajante até o município de Jijoca de Jericoacoara. Em seguida, o trajeto é feito numa jardineira (já incluso no valor da passagem) até a chegada à Vila de Jericoacoara.
A entrada e saída da Vila são controladas. Não há iluminação pública e nem ruas asfaltadas. À noite, a única iluminação é dos comércios abertos e de algumas pousadas. Ou seja, existem ruas muito escuras. Porém, o local transmite uma sensação de segurança. Outro ponto a se destacar é a taxa de turismo do viajante, com validade de 7 dias para entrada e saída da Vila. Lá também tem os serviços dos agentes de turismo que levam os viajantes a conhecerem localidades exuberantes dos municípios vizinhos.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.