A minha primeira visita à capital do estado do Maranhão, a bela São Luís, aconteceu em 2022. Trata-se da única capital brasileira fundada por franceses, em 1612. Em seguida, foi invadida por holandeses. Enfim, colonizada pelos portugueses.
Fiquei hospedado no bairro da Ponta d’Areia. Dizem por aí que era o metro quadrado imobiliário mais caro da cidade de São Luís. A transformação na região já acontece há 20 anos, numa corrida por construção de edifícios e residências de luxo. De fato, esta foi minha percepção. Restou-me atravessar a famosa para conhecer o Centro Histórico de São Luís.
Minha dica cultural é a sede administrativa, do Governo do Estado do Maranhão, além das ruas do Centro Histórico. Destaque para a Rua do Giz, eleita a sexta rua mais bonita do Brasil, pela Casa Vogue, revista especializada em arquitetura e decoração. E, claro, possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1997.
Minha dica esportiva é a Orla da Praia Calhau, do outro lado da cidade, atravessando a Ponte José Sarney e saindo do Centro Histórico de São Luís. Trata-se de uma paisagem litorânea mais moderna. Possui boa infraestrutura e organização.
William Messias é jornalista e psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.